PILATES x MUSCULAÇÃO – Qual A MELHOR atividade para você (ou seu paciente)?

Curte praticar alguma atividade física? Você prefere aquelas que tem um dinamismo maior, ou seu foco é relaxar e respirar? Devido à muitas doenças relacionadas ao sedentarismo e a obesidade, cada vez mais pessoas tem buscado fazer algum tipo de atividade física. E, embora a variedade dessas atividades tenha se tornado cada vez maior, poucas são tão populares quanto a musculação e o pilates. Mas quais são as principais diferenças entre elas?

Nota: Antes de falarmos sobre as diferenças entre essas atividades, porém, é importante ressaltarmos que NENHUMA DELAS é superior em relação à outra! Ambas promovem inúmeros benefícios à saúde. O que vai diferenciar se você ou seu paciente deve fazer musculação ou pílates (ou qualquer outra atividade) é o Objetivo Terapêutico do profissional que prescreveu a atividade. Além disso, como fisioterapeuta preciso informar que NENHUM FISIOTERAPEUTA está habilitado a prescrever musculação a seu paciente. Se você é fisio e acha que seria interessante seu paciente fazer musculação, encaminhe ele ao profissional de Educação Física.

Esclarecido esse assunto, vamos ver qual das duas atividades melhor se encaixa ao seu caso. Analisaremos esse assunto, de acordo com 03 objetivos principais:

  • TÔNUS MUSCULAR: De forma didática, chamamos de tônus muscular a forma e o contorno que um músculo possui devido ao estado de contração parcial de suas fibras. Em geral, podemos dizer que há dois tipos de fibras musculares em nosso corpo – as do Tipo 1 (também chamadas de tônicas) que possuem mais resistência e menos força, e as do Tipo 2 (também chamadas de fásicas) que possuem mais força e menos resistência. Por terem mais resistência, fibras do Tipo 1 possuem mais tônus muscular (mais contorno e menos volume). Já as fibras do Tipo 2 possuem mais volume, o que exigem uma maior nutrição dessas fibras, já que são elas as responsáveis em dar mais força ao indivíduo. Sendo assim, se seu objetivo é obter mais volume e força, você deveria optar pela musculação. Mas se seu objetivo é obter mais resistência e tônus muscular, a melhor opção seria o Pilates.
  • TRABALHO POSTURAL: Em geral, os músculos profundos que se inserem na coluna vertebral e que estão relacionados à postura possuem mais Fibras do Tipo 1. Nesse caso, portanto, o mais apropriado seria praticar o Pilates. Em alguns casos, porém, a musculação pode ser a mais indicada. Por isso é muito importante um bom acompanhamento com um fisioterapeuta e um Educador Físico capacitados.
  • PERDA DE PESO: Nessa nem precisamos enrolar muito. A musculação dá de 10×0 no Pilates. Para uma maior perda calórica, é necessário exercícios com muita velocidade e pouca resistência. Isso é exatamente o contrário do que o Pilates oferece. Agora, se você deseja perder peso e ao mesmo tempo deixar seus músculos mais durinhos, nada melhor do que fazer o Pilates em associação à musculação.

É claro que você pode ter outros objetivos para si mesmo ou para o seu paciente, além destes que alistamos aqui. O objetivo, foi apenas de ressaltar que não há dentre nenhuma atividade aquela que seja soberana sobre todas as outras. Procuramos mostrar também que o importante mesmo é não deixar de fazer atividade física, e que esta seja acompanhada por um profissional capacitado, sempre!

Para maiores informações, assista ao vídeo abaixo de nosso Canal no YouTube

Para maiores informações, Assista ao vídeo de nosso Canal do Youtube

WhatsApp
Twitter
Email
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *